Seguidores

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tarte de frango

Esta receita tem história!!!
Tinha eu 19 aninhos, enviei uma carta, escrita á mão, num envelope com selo (coisa tão rara nos dias de hoje), para a Teleculinária que estava a sortear umas fritadeiras. Eu como já andava a preparar o meu casamento (casei com 20), estava doida que me saísse uma já que não tinha nenhuma. E saiu mesmo! Ao fim de 10 anos torno publico este meu "tesourinho deprimente " (reparem bem nas minhas mãos á espera do prémio... mesmo forçado eheheheh).
A receita foi-me dada pela minha sogra e pelos vistos caiu nas graças dos senhores!
No meio de dezenas de contempladas mensalmente (não fui só eu naquele mês), escolheram-me a mim, para lá ir receber o prémio e sair na revista. E tudo porquê? Porque como escrevi a carta á mão, a senhora que fez a selecção de quem lá iria, achou, que pela letra, eu deveria ser uma menina, e acertou! Ficaram todos contentes, por terem alguém da minha idade interessada por estas artes de avental e fogão! E eu ainda mais! Ainda trouxe para casa a tarte da fotografia, preparada pelo chefe Hernani e umas quantas garrafas de óleo Vêge. A fritadeira ainda hoje funciona e é super prática porque quando tenho muita coisa para fritar, levo-a para o quintal, em cima de uma mesa e assim evito o cheiro dentro de casa! Hoje em dia já alterei um pouco a receita inicial, acrescentando mais alguns ingredientes que na minha opinião só melhoram uma coisa que já de si era óptima.
Desculpem a qualidade da fotografia, foi mesmo preguiça de ir digitaliza-la!


Ingredientes:
  • 600 gr de frango
  • 400 gr de massa folhada
  • 1 cenoura
  • 2 cebolas
  • 2 dl de natas
  • 3 dentes de alho
  • 4 ovos
  • 1 folha de louro
  • 1 caldo de galinha
  • Azeitonas pretas descaroçadas
  • milho
  • cogumelos
  • Bacon (opcional)
  • Azeite
  • Sal e pimenta
  • Salsa
Preparação:
Limpe o frango de peles e gorduras e leve a cozer em água temperada de sal e com o caldo de galinha.
Entretanto, corte a cebola em meias luas, pique os alhos e leve a refogar no azeite com a folha de louro. Quando começar a ficar lourinha, junte um pouco de bacon a gosto e a cenoura ralada. Deixe fritar até que a cenoura amoleça um pouco.
Quando o frango estiver cozido desfie a carne e junte ao refogado envolvendo bem. Acrescente agora, os cogumelos, as azeitonas e o milho.
Estenda a massa e forre uma tarteira.
Á parte bata os ovos com as natas e tempere de sal e pimenta. Junte a salsa picada e deite por cima do frango envolvendo tudo.
Retire para a tarteira e leve ao forno pré- aquecido a 180ºc durante 50mn.


Nota/Sugestão: É uma receita muito boa para levar para o trabalho, para a praia ou para uma refeição ligeira, pois aguenta-se bem fora do frigorífico e mesmo fria é óptima.
Aproveite sobras de frango assado ou grelhado para fazer esta tarte.

6 comentários:

  1. Na foto não dá para se perceber muito bem, mas pareces bem feliz!!!!! Parabéns! Foi um presente bem merecido.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de testar e acho que com as sobras do frango assado deve fica uma delícia e rápida de preparar.
    Parabéns pelo prêmio, a foto fica para sempre, por isso gosto tanto delas!
    Bj e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. PElos ingredientes k escolheste só pode ter ficado mesmo gostosa!!
    Parabéns!!
    Venho tb agradecer o teu simpático comentário hj no ratatui :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Isso é que é ser chique :)
    Parabéns! Pela receita e pelo prémio :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha esse guardado, Sílvia!
    Imagino a sua alegria no dia de recebê-la...
    E a receita? Deliciosa!
    Já vou copiar esta também. Obrigada por partilhar.
    Boa semana pra ti!
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderEliminar

Imprimir