Seguidores

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sopa à lavrador


Ingredientes:
  • Chouriço
  • Macarrão pequeno
  • Couve coração
  • Cenouras
  • Batatas
  • Cebola
  • Feijão vermelho
  • Azeite
  • Sal
  • Água q.b.
Preparação:
Descasque e corte as batatas, metade das cenouras que pretende usar e a cebola, em pedacinhos, e leve a cozer num pouco de água.
Quando estiver tudo cozido, reduza a puré, acrescente mais água, suficiente para fazer a sopa e um pouco da água da cozedura do feijão e junte a couve lavada e cortada em pedaços, as restantes cenouras em rodelas e a massa. Deixe cozer, temperando a água com sal.
Corte o chouriço em rodelas e junte aos legumes que estão a cozer.
Quando estiverem quase prontos, junte o feijão previamente cozido, deixe levantar fervura e retire do lume. Rectifique de sal.
Tempere com um fio de azeite.
Nota/Sugestão: Pode acrescentar um pouco de carne para cozer ou até aquela carne já salgada que se encontra em algumas charcutarias. Dá um sabor muito bom á sopa, mas tenha cuidado com o sal que adiciona, visto que a carne depois de estar na sopa, vai largando o seu sal.

3 comentários:

  1. Um caldo à boa maneira da minha mãe e que seguindo a tua sugestão de lhe acresentar a carne, ainda fica mais saboroso e com "sustância". São estas sopas que operam milagres quando o frio bate à porta!! Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Sério, se não quer que copie, por que posta na internet... a ferramenta de impedimento de cópia é antipática e ridícula, até porque tem VÁRIAS formas de copiar... Repense... estamos numa era de compartilhar conhecimentos... Fica a Dica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, no fim da publicação tem um "botão" que diz "print Friendly"... basta clicar e imprimir a receita... se é para partilhar a receita, também pode copiar o link e colar onde pretende fazer a partilha, pode também guardar nos seus marcadores... o bloqueio está feito para proteger as fotografias que por várias vezes foram copiadas e apagada a marca de água sem me darem créditos nenhuns! Já cheguei a ver uma fotografia minha em tanhanho gigante a ocupar toda a área de uma janela de um restaurante... e não ganhei nada com isso, nem sequer um pedido de autorização para usarem a minha fotografia! Não foi de forma nenhuma para que não fosse partilhada... e por isso mesmo foi instalado o botão de print friendly.
      Não é antipatia... é apenas uma forma de protecção (e sim eu sei que continua a ser possível fazê-lo de outras formas e pelo visto a própria Rita também sabe e por isso não entendo a sua indignação) de algo que é meu e que me dá muito trabalho e que com toda a certeza faz com os seus pertences... Tenha uma boa semana.

      Eliminar

Imprimir