Seguidores

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sericaia (preparação manual e na Bimby)



Ingredientes

6 Ovos
  750 gr de Leite meio gordo
  90 gr Farinha sem fermento
200 gr de Açúcar
1 pau de Canela
Casca de 1 limão
Canela em pó q.b


Preparação

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo.
Junte o leite, a farinha, o pau de canela e a casca de limão. Misture tudo e leve ao lume até obter uma mistura de consistência cremosa.
Retire do lume, retire a casca de limão e o pau de canela e deixe arrefecer até ficar morno ou arrefecer mesmo por completo.
Bata as claras em castelo  e envolva-as delicadamente no preparado anterior.
Unte com um pouco de manteiga, um prato de barro fundo e largo. Comece a deitar colheradas de massa da sericaia, começando no centro e depois em volta da primeira colherada que deitou, como se desenha-se uma flor. Proceda do mesmo modo até terminar toda a massa. 
Polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré aquecido a 200 ºc durante cerca de 30 a 40 mn. Faça o teste do palito para verificar a cozedura da massa.
Espere arrefecer e sirva acompanhado com ameixas de Elvas se for do seu gosto.


Preparação na Bimby

Comece por bater as claras em castelo, usando a borboleta e batendo as claras 6 min, veloc.3 e 1/2. Retire-as do copo e reserve no frigorífico.
Com a borboleta na lâmina, bata as gemas com o açúcar, 5 min vel. 3. (Não é necessário lavar o copo entre as claras e este creme).
Junte o leite, o pau de canela, a casca de limão e a farinha e programe 10 min., temp. 90º, veloc. 3. inversa.
Retire o creme do copo, retire a casca de limão e o pau de canela e deixe arrefecer até ficar morno ou arrefecer mesmo por completo.
Envolva as claras delicadamente no preparado anterior.
Unte com um pouco de manteiga, um prato de barro fundo e largo. Comece a deitar colheradas de massa da sericaia, começando no centro e depois em volta da primeira colherada que deitou, como se desenhasse uma flor. Proceda do mesmo modo até terminar toda a massa. 
Polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré aquecido a 200 ºc durante cerca de 30 a 40 mn. Faça o teste do palito para verificar a cozedura da massa.
Espere arrefecer e sirva acompanhado com ameixas de Elvas se for do seu gosto.


Notas & Sugestões

É muito importante que deite colheradas desencontradas de massa em vez de deitar a massa toda de uma vez, pois só assim a massa abrirá as tão famosas rachas durante a cozedura.
Nunca tinha comido e era daquelas coisas que achava que não ia gostar, mas a oferta do prato de barro, fez-me deixar de lado pequenas infantilidades e experimentar! E em boa hora o fiz! É um "bolo" muito saboroso, onde o sabor do limão sobressai. Acredito que com as ameixas para quem gosta, ganhe ainda mais "brilho", mas sinceramente não encontrei em nenhum dos supermercados aqui perto.

5 comentários:

  1. Sericaia também é uma das recorrentes cá em casa... É tão bom! Mesmo no Verão vale a pena ligar o forno para fazer :) Nós comemos sempre com as ameixas de Elvas, que compramos no Continente (acho que posso dizer isto não é?) e está na secção do pão, ao pé do fermento em cubos, do salame de chocolate e dos fios de ovos, numa vitrine refrescada. É bastante carote, mas vale a pena, embora sem ameixa também seja muito bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel! Realmente procurei no sitio errado! Andei no lado das conservas e enlatados :D
      Para a próxima já lá vou direitinha!
      Beijinho ;)

      Eliminar
  2. Vou ficar com essa receita, estou a pensar fazer na Páscoa!
    Obg kiduxa! :)))

    ResponderEliminar
  3. que boa e bela sugestão, gosto tanto e já há muito que não faço, perfeita.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir