Seguidores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Polpa de tomate

Ingredientes:
  • 2 kg de tomates madurinhos
  • 2 cebolas grandes
  • 5 dentes de alho
  • azeite
Preparação:
Descasque as cebolas, os alhos e pique grosseiramente. Leve a refogar no azeite até a cebola estar lourinha e acrescente o tomate, cortado em cubos com pele e sementes, retirando apenas a parte do pé.
Não é necessário acrescentar água, pois a que se vai libertando do tomate é mais do que suficiente.
Deixe ferver tudo durante cerca de 30 mn mexendo de vez em quando.
Triture tudo com a varinha e deite ainda quente, em frascos de vidro previamente fervidos, tapando logo de seguida e virando-os ao contrário (tampa para baixo) dentro de água que seja suficiente para cobrir a tampa.
Quando o conteúdo já estiver arrefecido estão prontos para guardar. Aguentam bem durante uns meses sem necessidade de frigorífico.

Nota: Não retiro pele nem sementes ao tomate pois não acho necessário, já que depois de tudo bem cozido e triturada, fica completamente desfeito e evitam-se desperdícios e vitaminas.
Se a polpa não for suficiente para acabar de encher um frasco, é aconselhável acabar de o encher até mesmo ao cimo com azeite, ou então, coloque esse frasco para uso imediato.
Não adiciono mais nenhum tipo de ingrediente, prefiro depois coloca-lo no tacho dependendo do prato que estiver a fazer.
Esta polpa de tomate é também uma óptima base para pizzas ou pratos de massas, bastando para isso acrescentar um pouco de sal, oregãos e pimenta caso goste.

2 comentários:

  1. eu faço assim tambem mas junto lhe umas boas folhas de mangericão.. fica delicioso,depois de pronto congelo em sacos de gelo... agora no fim do verão tenho de ir a procura de tomates do refugo, para fazer mais.

    ResponderEliminar
  2. Sissa, ótima idéia principalmente agora que os tomates estão mais em conta devido um um certo "devaneio" de alguns países. Vamos aproveitar para consumir-los!!!

    ResponderEliminar

Imprimir