Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Tarte merengada de limão



Ingredientes

300 gr de Bolachas de aveia
160 gr de Manteiga
1 Lata de leite condensado (+/- 390 gr)
2 Ovos
2 Colheres de sopa de açúcar ou o equivalente em stevia ou adoçante
Sumo de 2 limões


Preparação

Derreta a manteiga no microondas, mexendo a cada 10 segundos para não queimar, ou derreta-a em banho maria.
Pique as bolachas e junte a manteiga. Mexa bem até obter uma massa húmida.
Unte levemente uma forma de fundo amovível com spray Espiga e espalhe a massa de bolacha no fundo e nas laterais. Force ligeiramente para que fique compacta.
Numa taça, deite o leite condensado e aos poucos, vá juntando o sumo de limão e as gemas previamente separadas das claras que deverá reservar, e levemente batidas.
Deite agora este creme sobre a base de bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc, durante cerca de 10 minutos, sem deixar dourar o creme.
Entretanto bata as claras que reservou, até obter um merengue liso, brilhante e firme com as duas colheres de açúcar ou stevia ou adoçante.
Retire a tarte do forno e espalhe o merengue por cima, dando-lhe a forma que desejar, com a ajuda de um saco de pasteleiro, ou com as costas de uma colher formando picos ao pousar a colher sobre o merengue e movimentando de seguida a mesma para cima para formar picos.
Leve novamente ao forno a 200ºc até dourar o merengue, cerca de 5 minutos.
Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até à hora de servir.


Notas & Sugestão

É tão boa para o verão esta tarte merengada... o limão da-lhe toda aquela frescura que se quer com calor!
Se não tiver um saco de pasteleiro, também pode deitar o merengue para um saco de plástico e cortar um pouquinho a pontinha de um dos lados. Quando mais cortar, mais largos serão os picos que irá formar. 
Tenho pena de não ter mais fotografias mas já não fui a tempo e salvou-se apenas esta porque tirei assim a correr, para mandar para uma amiga a fazer pirraça!!! Bendita pirraça, caso contrário não havia provas deste pecado delicioso!


3 comentários:

Imprimir