Seguidores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Risoto Doce (arroz doce)

Sempre travei grandes batalhas para conseguir um arroz doce cremoso. E quando pensava que finalmente tinha encontrado a receita ideal, nova desilusão eu tinha!



Finalmente percebi que não existem receitas especiais, existem sim, técnicas, mais cuidadas que fazem toda a diferença no resultado final! Senão vejamos, esta receita que aqui deixo, era praticamente idêntica á que fazia em casa, mas nunca ficava como o esperado! Mas, fnalmente surgiu alguém que verdadeiramente entende do assunto e que resolvou explicar tudo tintim por tintim, para se obter um arroz doce verdadeiro, dando-se ao trabalho de explicar o porquê de se fazer assim e não assado!



O meu erro, estava precisamente na fase de juntar o leite. Sempre o juntei todo de uma vez, e era justamente aí que estragava todo o processo! Seguindo todas as indicações dadas pelo Sr. Luís Pontes, finalmente consegui o arroz doce cremoso que há tantos anos procurava obter e que não seca depois de ir ao frigorifico!

Ingredientes:

1 medida de arroz carolino de boa qualidade (usei uma chávena de chá)3 medidas de água
5 medidas de leite
1 medida de açúcar
1 pitada de sal
casca de meio limão por cada 50 gr de arroz
1 gema por cada 50 gr de arroz
canela em pó

Preparação
Coza o arroz na água com a pitada de sal e em lume muito baixo.Quando o arroz estiver totalmente sem água, junte a primeira medida de leite e mexa bem, até que comece a observar que o leite já está bem cremoso. Adicione então uma a uma, as restantes medidas de leite, tendo sempre o mesmo cuidado de envolver bem o leite no arroz, pois, como explicou e muito bem o Sr. Luís, é neste processo que o arroz liberta a sua goma característica, ao roçar uns bagos nos outros, e por isso a importância de ser feito com pouco leite de cada vez, para que o espaço de contacto entre eles seja muito pouco e possa haver esse roçar de bagos.
Adicione então a casca de limão e espere levantar fervura. É então que se adiciona o açúcar, que vai parar imediatamente a cozedura do arroz e absorção de leite pelo mesmo.
Mexa bem e espere levantar fervura novamente. Retire do lume, espere arrefecer um pouco e acrescente as gemas desfeitas com um garfo e não batidas, mexa para que não cozam e leve novamente ao lume por breves minutos.
Distribua por tacinhas ou coloque todo junto numa travessa de servir e polvilha com canela, quando morno ou completamente frio.



8 comentários:

  1. E a malvada sou eu pois, pois....

    Sobrou?????
    Claro que não é só para eu não comer rsrsrs.

    Beijos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Bem que delicia de arroz doce... quem me dera... também tenho com cada peripécia no meu hehe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fazer um bom arroz doce e no ponto certo tem realmente que se lhe diga mas fico feliz por teres conseguido, obrigado pela partilha,

    beijos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  4. Adoro arroz-doce.:)

    Tenho o mesmo problema que tu e por isso raramente faço, vou tentar a tua receita um dia destes a ver se resulta.

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  5. muito bom aspecto!mas qual é a quantidade de açucar?

    ResponderEliminar
  6. Hummmm, que receita boa!
    Amo arroz doce daqui de Portugal. A minha mãe faz diferente e não gosto muito do jeito que ela faz.
    Prepara com "rapadura" ( um doce em barra, duro, feito de cana de açucar),a moda do nordeste do Brasil kkkkkkk. Prefiro o daqui.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo:
    muito obrigada pelo seu comentário e observação. Tinha colocado duas vezes a indicação de leite quando uma delas seria de açúcar. Já está esse erro corrijido.
    Muito obrigada pelo reparo!
    :)

    ResponderEliminar

Imprimir