Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pasteis de Bacalhau

Ingredientes:


  • Posta de bacalhau

  • batatas (o peso das batatas é o mesmo do bacalhau depois de cozido e limpo, sendo que as batatas são pesadas também depois de cozidas)

  • cebola bem picadinha (a gosto)

  • 1 ou dois dentes de alho

  • 1 ovo inteiro

  • salsa picadinha

  • Pimenta e noz moscada

Preparação:


Coza o bacalhau em água abundante. Depois de cozido deixe-o escorrer bem, limpe-o de peles e espinhas e reserve. Na mesma água da cozedura do bacalhau, coza as batatas, cortadas em quadradinhos. (No bacalhau não acrescentei sal, pois sabia que estava no ponto, mas para cozer as batatas acrescentei.)


Reduza a batata a puré e desfie muito bem o bacalhau. Eu costumo colocar as lascas num pano, apanhar todas as pontas do pano e formar uma bola que faço rolar em circulos na bancada e de trás para a frente até ver que está bem desfiado.


Junte o bacalhau ao puré, acrescente, a cebola e o alho, a salsa, o ovo a pimenta e a noz moscada. Mexa bem, para incorporar todos os ingredientes.


Frite em óleo ou azeite até estarem douradinhos (os meus passaram um pouco do ponto ;D)


Se preferirem congelar, eu costumo, moldá-los, e forrar um tabuleiro com pelicula aderente, onde os coloco direitinho e assim os levo ao congelador ou á arca, até estarem duros e depois então os passo para um saco. Assim, não se colam uns aos outros nem se desfazem.


Nota: Dependendo da qualidade da batata que usarem, os pasteis ao fritar poderão ter tendência a desfazer-se. Eu costumo, fazer a experiência, de fritar nem que seja um, para conferir, e antes de começar a moldar os outros, mesmo que sejam para congelar. Caso veja que se começam a desfazer, acrescento mais um ovo para ligar melhor, e uma colher de sobremesa ou de sopa (depende da quantidade) de maisena. Depois volto a moldar outro pastel e a fritar para ver se a quantidade foi suficiente. Depois disso, então começo a moldar os pasteis e, ou frito ou congelo. Assim, já não terei surpresas na hora "H"!

8 comentários:

  1. A minha mãe adora pastéis de bacalhau.
    Quando ela chegar com certeza vai ter que por a mão na massa,kkkkk e eu volto aqui para pegar a sua receita.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Oi amiga!
    Não faz isso comigo rs
    Estou com uma fome e vc faz essa postagem rs
    Parece tão gostoso!
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Ainda há bocado fiz para o almoço, pena foi ter deixado algumas espinhas, coitado do meu namorado ^^

    *

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pela sua visita e palavras amáveis que deixou no Outras Comidas.
    Em relação ao que me perguntou, eu uso juntar o leite frio mas penso que não será essa a questão.
    Se utiliza a mesma razão arroz/líquido (1:8), o único motivo porque pode ficar seco é por juntar o açúcar demasiado tarde. Assim que junta a última dose de leite e ele começa a borbulhar, deve juntar logo o açúcar, pois a partir daí para a absorção de líquido pelo arroz. Não se preocupe que nessa altura pareça uma sopa pois ao arrefecer logo fica um creme espesso.

    ResponderEliminar
  5. ... em relação à dica sobre pasteis de bacalhau a desfazerem-se, por vezes a junção de mais ovo não é suficiente pois acaba por tornar a massa demasiado mole. Nestes casos, um truque de "salvação" que funciona mesmo é juntar um pouco de puré de batata em flocos (instantâneo) para absorver o excesso de líquidos, o da batata e o ovo a mais.

    ResponderEliminar
  6. Andas a desafiar-me para um duelo só pode eu comi que nem uma (besta) no fim de semana e agora é isto?????

    Amiga que bom aspecto e já tenho saudade de fazer aliás comer uns quantos....

    Beijos
    Sofia

    ResponderEliminar

Imprimir