Ingredientes
1 Couve flor média
1 Ovo inteiro
Sal e pimenta q.b
Oregãos q.b
Azeite q.b para untar
Preparação
Num robot de cozinha ou num ralador, pique a couve flor até que fique bem miudinha.
Transfira-a depois para um pano de cozinha, faça uma espécie de trouxa e esprema bem todo o liquido que conseguir retirar da couve flor.
De seguida, coloque a couve flor numa taça e acrescente todos os ingredientes.
Mexa bem até obter uma mistura homogénea e em seguida, transfira-a para a bancada da cozinha onde abriu uma folha de papel vegetal que deverá untar ligeiramente com azeite.
Coloque em cima do papel forme uma bola e cubra-a com outra folha de papel vegetal.
Com a ajuda de um rolo, vá abrindo a "massa" e forme um circulo ou um rectângulo sem sair das margens do papel.
De seguida, retire o papel vegetal de cima com cuidado e coloque a "massa" sem retirar o papel vegetal de baixo, num tabuleiro de forno e leve a assar no forno pré aquecido até que esteja bem dourada (cerca de 20 mn a 180ºC).
No final desse tempo, retire-a do forno mas não o desligue.
Guarneça a pizza ao seu gosto (esta levou apenas molho de tomate que pode ver aqui a receita, rodelas de tomate, cebola, cogumelos e queijo mozzarella light).
Leve novamente ao forno até que o queijo esteja derretido ao seu gosto e sirva de imediato.
Notas & Sugestões
Adorei esta base! Andava já há algum tempo para a fazer, mas como o meu estômago não digere bem a couve flor, andei a adiar. Mas ainda bem que lhe dei esta oportunidade pois não senti aquele desconforto que normalmente sinto e até o sabor fica muito bem disfarçado junto com o sabor do parmesão e do molho do tomate e dos restantes ingredientes.
Notei que nas partes mais tostadinhas se nota menos ainda o sabor da couve, por isso se tiver como eu alguma dificuldade nesse sentido, deixe-a ficar mesmo douradinha. É importante que também não deixe a "massa" grossa.
Ao fim dos 20 minutos, acabei por tira-la e aproveitando a folha de papel vegetal que usei por cima para esticar a massa, untei ligeiramente com azeite, coloquei por cima da massa, peguei ambos os papeis pelas pontas e virei-a
Retirei o papel vegetal de baixo que agora estava em cima e levei mais um pouco ao forno, mesmo para ficar bem sequinha.
Mas lá está, são gostos e se não lhe fizer diferença não terá de o fazer :)
Uma pizza bem interessante, faço bases com quinoa , com couve-flôr nunca fiz mas tenho a certeza que ia gostar.
ResponderEliminarBoa semana
Que delícia de pizza! :) Com couve flor fica muito saboroso, além de claro ser mais saudável! :)
ResponderEliminar