Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Muffins de chocolate



Ingredientes

3 Ovos
100 gr de Açúcar
180 ml de Leite
120 gr de Manteiga
1 Colher de chá de Essência de Baunilha
250 gr de Farinha de trigo
2 Colheres de chá de fermento em pó
300 gr de Chocolate em pó
Chocolate de culinária q.b (opcional)
Chocolate em pó q.b para polvilhar (opcional)


Preparação manual

Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
Junte os ovos e a essência de baunilha e continue a bater. Aos poucos, vá juntando o leite batendo sempre.
Junte a farinha com o chocolate em pó e o fermento e envolva na mistura anterior, sem bater.
Distribua a massa por por forminhas previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó (de preferência) ou farinha, tendo o cuidado de não encher demasiado pois cresce bastante.
Parta quadradinhos de chocolate de culinária e distribua por cima da massa.
Leve ao forno pré aquecido a 180 ºC durante 25 a 30 minutos, dependendo do tamanho das formas.


Preparação Robot de cozinha

Junte no copo, a manteiga e o açúcar e programe 3mn/ 37ºC/ vel.3.
De seguida, junte os ovos e a essência de baunilha e programe mais 2mn/ vel.3.
Acrescente o leite e programe 1mn/ Vel.3.
Á parte, misture a farinha, o chocolate e o fermento.
Deite essa mistura no copo, junto com a mistura anterior e programe 30seg./vel.3.
No fim desse tempo, abra a tampa e se for necessário, baixe a massa que estiver por misturar nas paredes do copo com a ajuda da espátula e bata mais 10 seg./ Vel.3.
Deite esta mistura em forminhas previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó (de preferência) ou farinha, com cuidado para não encher muito, visto que vão crescer bastante.
Parta quadradinhos de chocolate de culinária e distribua por cima da massa.
Leve ao forno pré aquecido a 180 ºC durante 25 a 30 minutos, dependendo do tamanho das formas.


Notas & Sugestões

A minha filha andava há imenso tempo a pedir-me para fazermos uma receita de muffins de chocolate como os da Starbucks... no fim de semana lá lhe fiz a vontade. O problema é que fui pesquisar receitas e pediam coisas que eu não tinha, como iogurtes gregos naturais, ou natas, ou açúcar baunilhado! Então agarrei em meia dúzia delas, misturei, baralhei e alterei e criei a minha própria receita e olhe... não ficou nada atrás dos originais... muito pelo contrário... ups!
Nesta receita, usei farinha sem fermento, é aliás, a única farinha que compro porque prefiro acrescentar depois o fermento à parte se a receita assim o pedir e além disso, ao fim de algum tempo, o fermento começa a perder força quando está o pacote aberto há muito tempo e não cresce tão bem, mas isso fica ao vosso critério.
Para polvilhar as forminhas, usei chocolate em pó. Quando faço bolos de chocolate, gosto de polvilhar a forma com o próprio do chocolate ou cacau em pó, porque desta forma, quando os desenformar não ficam com a farinha branca agarrada no bolo, com aquele aspecto feio e húmida. Mas lá está, se não tiver sobrado um pouco no pacote, não se rale e use farinha!
Já os quadradinhos de chocolate acho que fazem toda a diferença! Então enquanto os muffins estão ainda quentinhos, aquele chocolate derretido a fundir-se com a massa do bolo é fantástico.
Não lhe sei dizer ao certo quanto rende... vai depender do tamanho das forminhas que usar. Eu usei forminhas descartáveis de alumínio porque queria que ficassem mesmo grandes como os da Starbucks e as que cá tinha eram de queijada. Rendeu uns 10 se bem me lembro.
Nos dias seguintes, mantém-se bons, mas nós tinha a necessidade de os aquecer uns 30/40 segundos no microondas... para dar aquela derretida básica nos quadradinhos de chocolate :D


Sem comentários:

Enviar um comentário

Imprimir