Ando já em grande azafama a preparar tudo o que poder para o aniversário da minha filha que é daqui a menos de 1 mês. Então, tudo o que poder fazer e congelar, faço já, assim poupo trabalho e correrias de ultima hora!
Estes croquetes, são receita mais uma vez dos
Sr. Luís Pontes e posso dizer que são muito saborosos. Não segui á risca a receita por isso aqui fica conforme a fiz.
Rendeu cerca de 46 croquetes com cerca de 44 a 48 gr cada um.
Ingredientes:- 1 kg de carne de vaca
- 100 gr de bacon
- 100 gr de chouriço
- 1 colher de sopa de banha
- noz moscada
- alho em pó
- pimenta moída
- sal
- 100 gr de queijo da ilha ralado
- pão ralado q.b
- sumo de limão (1/2 limão +/-)
Preparação:Coza a carne cortada em cubos com o bacon e o chouriço, durante cerca de 20mn temperada de sal. Reserve a água da cozedura e passe as carnes no moinho de moer carne (não use a picadora).
Retire a gordura que ficou no cimo do caldo com uma concha , junte á banha, numa panela e acrescente o alho, a pimenta e a noz moscada moídas na altura de preferência.
Leve ao lume e quando começar a ferver, junte um pouco menos de meio litro de água da cozedura da carne.
Quando começar a ferver, junte a carne mexa para incorporar bem e quando começar novamente a ferver, acerte os temperos.
Junte agora o queijo e mexa até estar uma massa homogénea. Acrescente o pão ralado aos poucos (vão ser precisas cerca de 200 gr de pão ralado mas depende da qualidade da carne).
Vá mexendo e incorporando bem, e está no ponto certo, quando conseguir moldar a massa com a mão sem que esta se pegue nos dedos.
Acrescente agora o sumo de limão e mexa bem.
Molde agora a massa e dê-lhe a forma de croquete, passe por ovo e em seguida por pão ralado e novamente por ovo e pão ralado.
Frite em óleo ou azeite bem quente ou disponha sobre um tabuleiro sem os sobrepor e congele. Depois de estarem congelados, pode então passa-los para um saquinho ou caixinha pois já não se irão colar uns aos outros.
Nota:
A ideia de moer a carne depois de cozida e não moer ainda crua, é para que a carne fique com uma consistência "desfiada" e não picada. Com a carne "desfiada", conseguirá uma consistência de massa muito mas firme do que com ela picada em crú.