Ingredientes
6 Ovos
750 gr de Leite meio gordo
90 gr Farinha sem fermento
200 gr de Açúcar
1 pau de Canela
Casca de 1 limão
Canela em pó q.b
Preparação
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo.
Junte o leite, a farinha, o pau de canela e a casca de limão. Misture tudo e leve ao lume até obter uma mistura de consistência cremosa.
Retire do lume, retire a casca de limão e o pau de canela e deixe arrefecer até ficar morno ou arrefecer mesmo por completo.
Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado anterior.
Unte com um pouco de manteiga, um prato de barro fundo e largo. Comece a deitar colheradas de massa da sericaia, começando no centro e depois em volta da primeira colherada que deitou, como se desenha-se uma flor. Proceda do mesmo modo até terminar toda a massa.
Polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré aquecido a 200 ºc durante cerca de 30 a 40 mn. Faça o teste do palito para verificar a cozedura da massa.
Espere arrefecer e sirva acompanhado com ameixas de Elvas se for do seu gosto.
Preparação na Bimby
Comece por bater as claras em castelo, usando a borboleta e batendo as claras 6 min, veloc.3 e 1/2. Retire-as do copo e reserve no frigorífico.
Com a borboleta na lâmina, bata as gemas com o açúcar, 5 min vel. 3. (Não é necessário lavar o copo entre as claras e este creme).
Junte o leite, o pau de canela, a casca de limão e a farinha e programe 10 min., temp.
90º, veloc. 3. inversa.
Retire o creme do copo, retire a casca de limão e o pau de canela e deixe arrefecer até ficar morno ou arrefecer mesmo por completo.
Envolva as claras delicadamente no preparado anterior.
Unte
com um pouco de manteiga, um prato de barro fundo e largo. Comece a
deitar colheradas de massa da sericaia, começando no centro e depois em
volta da primeira colherada que deitou, como se desenhasse uma flor.
Proceda do mesmo modo até terminar toda a massa.
Polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré aquecido a 200 ºc durante cerca de 30 a 40 mn. Faça o teste do palito para verificar a cozedura da massa.
Espere arrefecer e sirva acompanhado com ameixas de Elvas se for do seu gosto.
Notas & Sugestões
É muito importante que deite colheradas desencontradas de massa em vez de deitar a massa toda de uma vez, pois só assim a massa abrirá as tão famosas rachas durante a cozedura.
Nunca tinha comido e era daquelas coisas que achava que não ia gostar, mas a oferta do prato de barro, fez-me deixar de lado pequenas infantilidades e experimentar! E em boa hora o fiz! É um "bolo" muito saboroso, onde o sabor do limão sobressai. Acredito que com as ameixas para quem gosta, ganhe ainda mais "brilho", mas sinceramente não encontrei em nenhum dos supermercados aqui perto.