Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2018

Almôndegas com molho oriental



Ingredientes

Para as almôndegas

1kg de Carne de vaca picada
1/2 Chávena de chá de pão ralado com alho e salsa Espiga
2 Ovos
1 Cebola pequena
1 Colher de sopa de alho em pó
Pimenta q.b
Sal q,b

Azeite q.b


Para o molho

2 Chávenas de água a ferver
2 Colheres de sopa de molho barbecue
1 Colher de sopa de mel
1 Colher de sobremesa de vinagre de maçã ou sidra
2 Colheres de sopa de molho de soja
1 Colher de sopa de Maisena 
Pimenta q.b


Preparação

Junte todos os ingredientes da preparação das almôndegas, excepto o azeite e misture bem até ter todos os ingredientes bem distribuídos pela carne.
Molde bolinhas de carne e reserve.
Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e frite as almôndegas em lume médio, rodando-as algumas vezes para que alourem uniformemente.
Retire as almôndegas para um prato ou travessa e na mesma frigideira, deite a água a ferver onde deve dissolver o caldo de carne, o molho barbecue, o mel, o vinagre, o molho de soja e a pimenta.
Mexa bem e junte as almôndegas. Deixe cozinhar cerca de 8 minutos, em lume brando/médio, mexendo de vez em quando.
Junte a maisena previamente desfeita em meia chávena de chá de água fria. Deixe ferver para engrossar, retire do lume e sirva de imediato, polvilhadas com sementes de sesamo e cebolinho picado.
Acompanhe com arroz branco, esparguete ou massa de arroz.


Notas & Sugestões

Uma delicia estas almôndegas, bem ao estilo oriental! Um cheirinho agridoce espalha-se pela casa a convidar as boquinhas gulosas que aqui esperavam pelo jantar!
O molho barbecue que uso, é de compra. Encontro no Jumbo no corredor de molhos e especiarias, mas se preferir pode fazê-lo em casa, penso que consegue encontrar algumas receitas online, eu sinceramente nunca me dei a esse trabalho pois acho que não compensa.
Se não gosta de um sabor doce muito acentuado pode sempre jogar com as quantidades e reduzir o mel ou aumentar um pouco o molho de soja. Tenha cuidado pois este, a não ser que tenha um teor reduzido indicado na embalagem, normalmente já é bastante salgado e por isso mesmo não adiciono sal nenhum ao molho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Imprimir