Sempre travei grandes batalhas para conseguir um arroz doce cremoso. E quando pensava que finalmente tinha encontrado a receita ideal, nova desilusão eu tinha!
Finalmente percebi que não existem receitas especiais, existem sim, técnicas, mais cuidadas que fazem toda a diferença no resultado final! Senão vejamos, esta receita que aqui deixo, era praticamente idêntica á que fazia em casa, mas nunca ficava como o esperado! Mas, fnalmente surgiu alguém que verdadeiramente entende do assunto e que resolvou explicar tudo tintim por tintim, para se obter um arroz doce verdadeiro, dando-se ao trabalho de explicar o porquê de se fazer assim e não assado!
O meu erro, estava precisamente na fase de juntar o leite. Sempre o juntei todo de uma vez, e era justamente aí que estragava todo o processo! Seguindo todas as indicações dadas pelo Sr. Luís Pontes, finalmente consegui o arroz doce cremoso que há tantos anos procurava obter e que não seca depois de ir ao frigorifico!
Ingredientes:
1 medida de arroz carolino de boa qualidade (usei uma chávena de chá)3 medidas de água
5 medidas de leite
1 medida de açúcar
1 pitada de sal
casca de meio limão por cada 50 gr de arroz
1 gema por cada 50 gr de arroz
canela em pó
Preparação
Coza o arroz na água com a pitada de sal e em lume muito baixo.Quando o arroz estiver totalmente sem água, junte a primeira medida de leite e mexa bem, até que comece a observar que o leite já está bem cremoso. Adicione então uma a uma, as restantes medidas de leite, tendo sempre o mesmo cuidado de envolver bem o leite no arroz, pois, como explicou e muito bem o Sr. Luís, é neste processo que o arroz liberta a sua goma característica, ao roçar uns bagos nos outros, e por isso a importância de ser feito com pouco leite de cada vez, para que o espaço de contacto entre eles seja muito pouco e possa haver esse roçar de bagos.
Adicione então a casca de limão e espere levantar fervura. É então que se adiciona o açúcar, que vai parar imediatamente a cozedura do arroz e absorção de leite pelo mesmo.
Mexa bem e espere levantar fervura novamente. Retire do lume, espere arrefecer um pouco e acrescente as gemas desfeitas com um garfo e não batidas, mexa para que não cozam e leve novamente ao lume por breves minutos.
Distribua por tacinhas ou coloque todo junto numa travessa de servir e polvilha com canela, quando morno ou completamente frio.
E a malvada sou eu pois, pois....
ResponderEliminarSobrou?????
Claro que não é só para eu não comer rsrsrs.
Beijos
Sofia
Bem que delicia de arroz doce... quem me dera... também tenho com cada peripécia no meu hehe. Beijinhos
ResponderEliminarFazer um bom arroz doce e no ponto certo tem realmente que se lhe diga mas fico feliz por teres conseguido, obrigado pela partilha,
ResponderEliminarbeijos e boa semana!!
Adoro arroz-doce.:)
ResponderEliminarTenho o mesmo problema que tu e por isso raramente faço, vou tentar a tua receita um dia destes a ver se resulta.
Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha
muito bom aspecto!mas qual é a quantidade de açucar?
ResponderEliminarHummmm, que receita boa!
ResponderEliminarAmo arroz doce daqui de Portugal. A minha mãe faz diferente e não gosto muito do jeito que ela faz.
Prepara com "rapadura" ( um doce em barra, duro, feito de cana de açucar),a moda do nordeste do Brasil kkkkkkk. Prefiro o daqui.
Bj
Ao anónimo:
ResponderEliminarmuito obrigada pelo seu comentário e observação. Tinha colocado duas vezes a indicação de leite quando uma delas seria de açúcar. Já está esse erro corrijido.
Muito obrigada pelo reparo!
:)
Hmmm delicia
ResponderEliminar