- Posta de bacalhau
- batatas (o peso das batatas é o mesmo do bacalhau depois de cozido e limpo, sendo que as batatas são pesadas também depois de cozidas)
- cebola bem picadinha (a gosto)
- 1 ou dois dentes de alho
- 1 ovo inteiro
- salsa picadinha
- Pimenta e noz moscada
Preparação:
Coza o bacalhau em água abundante. Depois de cozido deixe-o escorrer bem, limpe-o de peles e espinhas e reserve. Na mesma água da cozedura do bacalhau, coza as batatas, cortadas em quadradinhos. (No bacalhau não acrescentei sal, pois sabia que estava no ponto, mas para cozer as batatas acrescentei.)
Reduza a batata a puré e desfie muito bem o bacalhau. Eu costumo colocar as lascas num pano, apanhar todas as pontas do pano e formar uma bola que faço rolar em circulos na bancada e de trás para a frente até ver que está bem desfiado.
Junte o bacalhau ao puré, acrescente, a cebola e o alho, a salsa, o ovo a pimenta e a noz moscada. Mexa bem, para incorporar todos os ingredientes.
Frite em óleo ou azeite até estarem douradinhos (os meus passaram um pouco do ponto ;D)
Se preferirem congelar, eu costumo, moldá-los, e forrar um tabuleiro com pelicula aderente, onde os coloco direitinho e assim os levo ao congelador ou á arca, até estarem duros e depois então os passo para um saco. Assim, não se colam uns aos outros nem se desfazem.
Nota: Dependendo da qualidade da batata que usarem, os pasteis ao fritar poderão ter tendência a desfazer-se. Eu costumo, fazer a experiência, de fritar nem que seja um, para conferir, e antes de começar a moldar os outros, mesmo que sejam para congelar. Caso veja que se começam a desfazer, acrescento mais um ovo para ligar melhor, e uma colher de sobremesa ou de sopa (depende da quantidade) de maisena. Depois volto a moldar outro pastel e a fritar para ver se a quantidade foi suficiente. Depois disso, então começo a moldar os pasteis e, ou frito ou congelo. Assim, já não terei surpresas na hora "H"!
São sempre uma boa sugestão!
ResponderEliminarA minha mãe adora pastéis de bacalhau.
ResponderEliminarQuando ela chegar com certeza vai ter que por a mão na massa,kkkkk e eu volto aqui para pegar a sua receita.
Bj
Oi amiga!
ResponderEliminarNão faz isso comigo rs
Estou com uma fome e vc faz essa postagem rs
Parece tão gostoso!
beijo
Ainda há bocado fiz para o almoço, pena foi ter deixado algumas espinhas, coitado do meu namorado ^^
ResponderEliminar*
Muito obrigado pela sua visita e palavras amáveis que deixou no Outras Comidas.
ResponderEliminarEm relação ao que me perguntou, eu uso juntar o leite frio mas penso que não será essa a questão.
Se utiliza a mesma razão arroz/líquido (1:8), o único motivo porque pode ficar seco é por juntar o açúcar demasiado tarde. Assim que junta a última dose de leite e ele começa a borbulhar, deve juntar logo o açúcar, pois a partir daí para a absorção de líquido pelo arroz. Não se preocupe que nessa altura pareça uma sopa pois ao arrefecer logo fica um creme espesso.
... em relação à dica sobre pasteis de bacalhau a desfazerem-se, por vezes a junção de mais ovo não é suficiente pois acaba por tornar a massa demasiado mole. Nestes casos, um truque de "salvação" que funciona mesmo é juntar um pouco de puré de batata em flocos (instantâneo) para absorver o excesso de líquidos, o da batata e o ovo a mais.
ResponderEliminarAndas a desafiar-me para um duelo só pode eu comi que nem uma (besta) no fim de semana e agora é isto?????
ResponderEliminarAmiga que bom aspecto e já tenho saudade de fazer aliás comer uns quantos....
Beijos
Sofia
Adoro pasteis de bacalhau!
ResponderEliminar