Gosto bastante de cachupa, a primeira vez que comi foi mesmo feita por uma angolana e fiquei rendida!Mas os anos passaram e nunca mais me tinha lembrado da cachupa, até que um dia vi a receita numa revista e todo aquele saborzinho me veio á lembrança.Eu, tenho-a adaptado conforme encontro ou não os ingredientes. Não é fácil de encontrar o feijão pedra e o bonjinho. Por isso quando encontro, compro logo em quantidade.Como faço a olho vou apenas deixar os ingredientes e as quantidades voçês podem adaptar, pois é bastante parecida com a nossa feijoada. Como leva bastantes ingredientes, vão ficar com uma tachada de cachupa, por isso é ideal para quando se junta a famelga, pois é daquelas coisas que não dá para fazer pouco!O feijão pedra é parecido com um tremoço seco, e bonjinho é branco com as pontas castanhas, mas quando não encontro este faço com o encarnado que vai dar ao mesmo. O milho já há em qualquer supermercado.Quanto á carne de porco podem usar as partes que mais gostam, eu uso a orelha, o entrecosto e o chispe, mas na receita original (que já não tenho) lembro-me que levava focinho.Então aqui vai:
Ingredientes:
Preparação:
Salgue as carnes de véspera.
Cozer as carnes juntas na panela de pressão temperar com pimenta e uma pitade de sal. Reserve a água. Cozer os feijões e o milho em água com sal, em separado e guardar a água do milho e do feijão bonjinho (ou encarnado).Arranje a quantidade de couve necessária tendo em conta que mingua bastante. Cortar as cenouras em rodelas e as batatas em quartos. Cortar o bacon em cubinhos com a grossura de +- um dedo mindinho e o chouriço em rodelas.Coza a farinheira e corte-a também em rodelas grossas.
Faça um refogado com as cebolas, o alho o louro e o azeite. Acrescente o bacon e o chouriço e deixe refogar mais um pouco. Junte um pouco de polpa de tomate e um fio de vinho branco.Acrescente couve, as cenouras e a batata doce. Junte água das cozeduras até ser suficiente para cozer. Quando estiver quase cozido, junte as carnes já cortadas aos bocados e os feijões e o milho.Por fim, junte a farinheira para não desmanchar e pode perfumar com coentros. Rectifique os temperos. Não se esqueça que as águas das cozeduras já tinham sal e o bacon e o chouriço também são salgados.Deixe apurar um pouco e bom apetite!
Nota: O que dá mais trabalho é cozer tudo preparar os outros ingredientes, porque depois é só juntar, mas pode cozer tudo de véspera, guardar no frigorifico e juntar no próprio dia.