quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Carne assada na panela de barro com mistura de cogumelos



Ingredientes

1.5 kg de Carne de vaca em pedaços (usei chambão)
400 gr de Mistura de cogumelos (usei congelados)
300 gr de Cogumelos brancos frescos
2 Talos de aipo
1 Cebola grande
2 Cenouras
Vinho tinto q.b
Sal e pimenta q.b
Farinha q.b
Azeite q.b
Água a ferver q.b


Preparação

Limpe a carne das gorduras maiores, tempere com sal, pimenta e polvilhe-a com um pouco de farinha.
Num tacho ou numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e vá alourando a carne de ambos os lados. Retire e reserve.
Na mesma frigideira, coloque a cebola cortada em gomos, a cenoura ás rodelas, e o aipo em pedaços.
Deixe cozinhar durante alguns minutos e junte um fio de vinho e o caldo Knorr. Deixe evaporar o álcool e acrescente a carne.
Quando levantar fervura, transfira tudo para uma panela de barro, junte a mistura de cogumelos, tape com a tampa ou com folha de alumínio e leve ao forno a 220ºc durante 1h30mn. De vez em quando abra o forno, mexa e acrescente um pouco de água a ferver se necessário para fazer o caldo.
Rectifique o sal e a pimenta.
Junte depois os cogumelos brancos, envolva bem, volte a tapar e deixe mais 30 mn.
Sirva acompanhado de arroz branco, puré de batata ou batata frita ou cozida, vai bem com qualquer acompanhamento.


Notas & Sugestões

Gosto muito desta carne, pois quando é bem cozinha quase se desfaz na boca! Aqui em casa todos adoramos, tanto a carne como os cogumelos, por isso quando vi esta receita num programa de tv achei que seria do agrado de todos, e lá deitei mãos "à obra" mas fiz as alterações que achei necessárias para a deixar mais ao nosso gosto.
Quando fritar a carne, faça-o aos pouco, não a frite toda de uma vez para que em vez de fritar, não comece a largar água e a cozer.
A Cenouras, pode cortar ás rodelas da grossura que mais gostar, eu pessoalmente gosto de deixar umas mais grossas para que não se desfaçam facilmente e outras mais fininhas para que se desfaçam e ajudem a engrossar e a dar sabor ao caldo que se forma.
Não aquece o tacho de barra no forno previamente, mas poderia tê-lo feito, penso que teria poupado cerca de 30 mn de cozimento, mas terá sempre de confirmar, espetando um garfo na carne para testar a sua maciez.
Se não tiver uma panela de barro, também pode usar um tabuleiro, coberto com folha de alumínio, ou mesmo um tacho que não tenha detalhes em plástico ou silicone.
É uma receita típica de Outono e soube-nos tão bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário