quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Muffins de chocolate



Ingredientes

3 Ovos
100 gr de Açúcar
180 ml de Leite
120 gr de Manteiga
1 Colher de chá de Essência de Baunilha
250 gr de Farinha de trigo
2 Colheres de chá de fermento em pó
300 gr de Chocolate em pó
Chocolate de culinária q.b (opcional)
Chocolate em pó q.b para polvilhar (opcional)


Preparação manual

Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
Junte os ovos e a essência de baunilha e continue a bater. Aos poucos, vá juntando o leite batendo sempre.
Junte a farinha com o chocolate em pó e o fermento e envolva na mistura anterior, sem bater.
Distribua a massa por por forminhas previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó (de preferência) ou farinha, tendo o cuidado de não encher demasiado pois cresce bastante.
Parta quadradinhos de chocolate de culinária e distribua por cima da massa.
Leve ao forno pré aquecido a 180 ºC durante 25 a 30 minutos, dependendo do tamanho das formas.


Preparação Robot de cozinha

Junte no copo, a manteiga e o açúcar e programe 3mn/ 37ºC/ vel.3.
De seguida, junte os ovos e a essência de baunilha e programe mais 2mn/ vel.3.
Acrescente o leite e programe 1mn/ Vel.3.
Á parte, misture a farinha, o chocolate e o fermento.
Deite essa mistura no copo, junto com a mistura anterior e programe 30seg./vel.3.
No fim desse tempo, abra a tampa e se for necessário, baixe a massa que estiver por misturar nas paredes do copo com a ajuda da espátula e bata mais 10 seg./ Vel.3.
Deite esta mistura em forminhas previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó (de preferência) ou farinha, com cuidado para não encher muito, visto que vão crescer bastante.
Parta quadradinhos de chocolate de culinária e distribua por cima da massa.
Leve ao forno pré aquecido a 180 ºC durante 25 a 30 minutos, dependendo do tamanho das formas.


Notas & Sugestões

A minha filha andava há imenso tempo a pedir-me para fazermos uma receita de muffins de chocolate como os da Starbucks... no fim de semana lá lhe fiz a vontade. O problema é que fui pesquisar receitas e pediam coisas que eu não tinha, como iogurtes gregos naturais, ou natas, ou açúcar baunilhado! Então agarrei em meia dúzia delas, misturei, baralhei e alterei e criei a minha própria receita e olhe... não ficou nada atrás dos originais... muito pelo contrário... ups!
Nesta receita, usei farinha sem fermento, é aliás, a única farinha que compro porque prefiro acrescentar depois o fermento à parte se a receita assim o pedir e além disso, ao fim de algum tempo, o fermento começa a perder força quando está o pacote aberto há muito tempo e não cresce tão bem, mas isso fica ao vosso critério.
Para polvilhar as forminhas, usei chocolate em pó. Quando faço bolos de chocolate, gosto de polvilhar a forma com o próprio do chocolate ou cacau em pó, porque desta forma, quando os desenformar não ficam com a farinha branca agarrada no bolo, com aquele aspecto feio e húmida. Mas lá está, se não tiver sobrado um pouco no pacote, não se rale e use farinha!
Já os quadradinhos de chocolate acho que fazem toda a diferença! Então enquanto os muffins estão ainda quentinhos, aquele chocolate derretido a fundir-se com a massa do bolo é fantástico.
Não lhe sei dizer ao certo quanto rende... vai depender do tamanho das forminhas que usar. Eu usei forminhas descartáveis de alumínio porque queria que ficassem mesmo grandes como os da Starbucks e as que cá tinha eram de queijada. Rendeu uns 10 se bem me lembro.
Nos dias seguintes, mantém-se bons, mas nós tinha a necessidade de os aquecer uns 30/40 segundos no microondas... para dar aquela derretida básica nos quadradinhos de chocolate :D


domingo, 4 de novembro de 2018

Dr. Oetker- Yes it's Pizza




A Dr. Oetker, deu-me a oportunidade de experimentar a sua nova gama de pizzas congeladas, as Yes it's Pizza!
As Yes it's Pizza, são as primeiras pizzas do mercado com bases vegetais! Existem nas versões de massa de couve flor, beterraba e espinafres, e todas elas cobertas com uma deliciosa mistura de ingredientes novos, para todo um conceito novo de pizzas congeladas e deliciosas.




 A Yes it's Pizza de espinafres, contém os seguintes ingredientes:
Massa de espinafres, cobertura de queijo mozzarella cremoso, brócolos e cogumelos. É 100% vegetariana e 100% deliciosa!



A Yes it's Pizza de Couve Flor, contém os seguintes ingredientes:
Massa de couve flor coberta com queijo mozzarella e edam, peito de frango e pimento assado.% de vegetais e 100% maravilhosa!



A Yes it's Pizza de beterraba, contém os seguintes ingredientes:
Massa de beterraba coberta por creme fraiche, queijo mozarella e edam, fiambre, courgete grelhada, pimento e cebola roxa.
38% de vegetais e 100% apetitosa!



Fiz as 3 variedades e assim pude testemunhar a opinião e reacções dos comensais aqui de casa, ás 3 variedades e a opinião foi unânime... são realmente de-li-ci-o-sas!!! Confesso que estava um pouco descrente, mas a descrença foi morrendo à medida que as ia tirando das caixas, ainda congeladas, pois realmente, têm um aspecto fantástico, mesmo ainda antes de entrarem no forno! Depois de saírem então, rendi-me por completo. As cores são vibrantes, o cheiro é de dar água na boca e o sabor é realmente genuíno, de ingredientes naturais e saudáveis. E o melhor... a minha filha adorou as cores e cheiros e comeu sem reclamar!
Temos uma favorita, a vencedora de todos os palatos foi sem sombra de dúvida, a de couve flor, seguida da de espinafres e em seguida a de beterraba. Esta ultima igualmente deliciosa, não fosse esta gente um pouco esquisita para a cebola.
Mas melhor que eu estar a dizer que são realmente boas, nada como experimentar! E pode consegui-lo gratuitamente, bastando para isso seguir os passos indicados neste link até 16 de Novembro: www.provegratisyespizza.com 



quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O melhor do mundo... é Português!


Talvez já tenha reparado nas campanhas publicitárias, que dão conta que mais uma vez, o Azeite Oliveira da Serra, foi distinguido no concurso internacional Mario Solinas, como o melhor azeite do mundo! Mas eu conto-lhe mais sobre este azeite de excelência.

O Mario Solinas é um concurso de enorme prestígio, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional, que reúne os melhores produtores de azeite do mundo. A avaliação é feita por um painel de júris internacionais que atribui uma pontuação que aprecia a harmonia, complexidade e persistência dos azeites a concurso.

Este prémio é o resultado de um ano de trabalho intenso, mas gratificante. É uma distinção que vem reforçar o reconhecimento da qualidade dos azeites e o posicionamento de Oliveira da Serra como a marca portuguesa de azeite mais premiada a nível nacional e internacional que hoje conta com mais de 300 prémios. 

“Esta conquista é o reflexo da dedicação da marca na contínua aposta na agricultura e no olival português. Atualmente, Oliveira da Serra é a marca portuguesa de azeite mais premiada, o que é um orgulho não só para nós, que trabalhamos para criar azeites únicos e cada vez melhores, mas também para Portugal, por posicionar o azeite português como um dos melhores do mundo”, refere Otto Teixeira da Cruz, Diretor de Marketing e Vendas da Sovena.

Mas o que tem de especial, pergunta você... Oliveira da Serra foi considerado o melhor azeite do mundo na categoria Frutado Verde Ligeiro, com um sabor que conjuga diferentes variedades, como a Arbequina, a Cobrançosa e a Picual, resultando num azeite harmonioso, equilibrado e persistente. Azeite esse que nasceu na Sociedade Agrícola Vale D'ouro e que tem uma elevada intensidade de aromas verdes e uma complexidade de sensações na boca inigualável.

Melhor que toda esta informação, só mesmo experimentando! 



terça-feira, 19 de junho de 2018

Hambúrguer em bolo do caco



Ingredientes

Hambúrgueres de vaca (1 ou 2 por pessoa)
Bolo do Caco (1 por pessoa)
Ovos estrelados (1 por pessoa)
Cebola roxa
Alface q.b
Queijo fatiado q.b
Molhos da sua preferência (ketchup, maionese, mostarda etc.)
Sal e pimenta q.b
Açúcar q.b (para a preparação da cebola)
Vinagre Balsâmico q.b (para a preparação da cebola)
Azeite q.b


Preparação

Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta e reserve.
Corte a cebola em meias luas, não muito finas e leve a alourar num fio de azeite em lume médio, mexendo de vez em quando.
Quando amolecer, junte por cada cebola, uma colher de chá de açúcar e duas colheres de chá de vinagre balsâmico e uma pitada de sal. Envolva bem e deixe cozinhar, reduzindo um pouco o lume.
Se necessário, junte um fio de água e cozinhe durante 3 ou 4 minutos, mexendo de vez em quando para que não queime.
Frite ou grelhe os hambúrgueres e reserve-os.
Na mesma frigideira em que fritou os hambúrgueres e sem a lavar, coloque o bolo do caco aberto ao meio, com o interior virado para a frigideira e deixe torrar um pouco.
Retire o bolo do caco da frigideira, e unte o seu interior com os molhos da sua preferência.
Coloque por cima um hambúrguer, por cima do mesmo, uma fatia de queijo, novamente outro hambúrguer se gostar de um duplo, nova fatia de queijo se gostar, o ovo estrelado e as folhas de alface. Finalize com a outra metade do bolo do caco.
Sirva de imediato acompanhado de batata frita.


Notas & Sugestões

Os hambúrgueres são como as pizzas... há sempre quem não dispense este ou aquele ingrediente e por isso tomo esta receita apenas como uma sugestão! Pode sempre acrescentar tomate, bacon, mais do que uma variedade de queijo, enfim, a imaginação e o gosto, é o limite!

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Cinnamon Rolls



Ingredientes

(para a massa)

480 gr de Farinha de trigo sem fermento
20 gr de Açúcar
1/2 Colher de chá de sal
3 Gemas
240 ml de leite


(para o recheio)

80 gr de Manteiga ligeiramente derretida
120 gr de Açúcar
2 Colheres de sopa de canela em pó

(para a cobertura)

50 gr de Manteiga
250 gr de Açúcar em pó
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1/2 Chávena de chá de água quente


Preparação

(massa)

Numa taça, misture a farinha e o fermento. Adicione o açúcar e o sal e misture novamente.
Junte as gemas e o leite e misture bem com as mãos ou na Bimby função Espiga. 5 mn.
Se a massa estiver muito seca ou dura junte um pouco mais de leite, mas deverá obter uma massa que não cole nas mãos.
Coloque a massa num local abrigado e quente, coberta por um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Depois da massa crescer, polvilhe a bancada com um pouco de farinha e estique a massa num rectangulo com cerca de 20x30 cm.


(recheio)

Sem deixar ferver, derreta ligeiramente a manteiga, para a deixar com uma consistência pastosa mas não liquida e junte o açúcar e a canela. Misture bem e espalhe por cima da massa.
Enrole pelo lado mais largo para formar um rolo.
Corte em fatias com cerca de 2 ou 3 cm.
Numa forma levemente untada e enfarinhada, disponha as fatias e deixe levedar novamente, cerca de 30 a 60 mn. 
Pré aqueça o forno a 180ªC e leve a cozer durante 30 mn ou até que fiquem bem douradas


(cobertura)

Num tacho, leve ao lume a manteiga, o açúcar e a baunilha.
Vá mexendo até que a manteiga derreta por completo.
Aos poucos vá juntando a água e mexendo bem entre cada adição, até obter um creme liquido.
Quando retirar os Cinnamon Rolls do forno, deixe arrefecer um pouco e deite esta cobertura por cima.
Sirva morno de preferência.




Notas & Sugestões

Há dias e dias, que andava a sonhar com Cinnamon Rolls... mas o trabalho que dão a fazer afastavam-me logo dessa ideia! Aliás... nem é tanto o trabalho, que a bem ver, até nem é nada de especial principalmente para quem tem a Bimby ou até mesmo uma máquina de pão para fazer a massa, é mesmo o tempo de espera para que a massa cresça.
Mas podem sempre acelerar esse processo, se colocarem a massa dentro do forno, na temperatura mais baixa possível ou, como no caso do meu forno, na função de levedar.
Também já aproveitei o calor que fica dentro do microondas depois aquecer algo, para a colocar lá dentro e assim aproveitar o calor.
A Fermipan parece que adivinha os meus desejos e como que a incentivar-me a largar a preguiça, enviou-me uma caixa de fermento seco de padeiro. E não tem erro! Cresce sempre, é fantástico.
Depois de frios, pode aquecê-los no microondas, no meu, 30 segundos era suficiente para voltarem a ficar quentinhos, como se tivessem acabado de sair do forno!

sexta-feira, 9 de março de 2018

Almôndegas com molho oriental



Ingredientes

Para as almôndegas

1kg de Carne de vaca picada
1/2 Chávena de chá de pão ralado com alho e salsa Espiga
2 Ovos
1 Cebola pequena
1 Colher de sopa de alho em pó
Pimenta q.b
Sal q,b

Azeite q.b


Para o molho

2 Chávenas de água a ferver
2 Colheres de sopa de molho barbecue
1 Colher de sopa de mel
1 Colher de sobremesa de vinagre de maçã ou sidra
2 Colheres de sopa de molho de soja
1 Colher de sopa de Maisena 
Pimenta q.b


Preparação

Junte todos os ingredientes da preparação das almôndegas, excepto o azeite e misture bem até ter todos os ingredientes bem distribuídos pela carne.
Molde bolinhas de carne e reserve.
Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e frite as almôndegas em lume médio, rodando-as algumas vezes para que alourem uniformemente.
Retire as almôndegas para um prato ou travessa e na mesma frigideira, deite a água a ferver onde deve dissolver o caldo de carne, o molho barbecue, o mel, o vinagre, o molho de soja e a pimenta.
Mexa bem e junte as almôndegas. Deixe cozinhar cerca de 8 minutos, em lume brando/médio, mexendo de vez em quando.
Junte a maisena previamente desfeita em meia chávena de chá de água fria. Deixe ferver para engrossar, retire do lume e sirva de imediato, polvilhadas com sementes de sesamo e cebolinho picado.
Acompanhe com arroz branco, esparguete ou massa de arroz.


Notas & Sugestões

Uma delicia estas almôndegas, bem ao estilo oriental! Um cheirinho agridoce espalha-se pela casa a convidar as boquinhas gulosas que aqui esperavam pelo jantar!
O molho barbecue que uso, é de compra. Encontro no Jumbo no corredor de molhos e especiarias, mas se preferir pode fazê-lo em casa, penso que consegue encontrar algumas receitas online, eu sinceramente nunca me dei a esse trabalho pois acho que não compensa.
Se não gosta de um sabor doce muito acentuado pode sempre jogar com as quantidades e reduzir o mel ou aumentar um pouco o molho de soja. Tenha cuidado pois este, a não ser que tenha um teor reduzido indicado na embalagem, normalmente já é bastante salgado e por isso mesmo não adiciono sal nenhum ao molho.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Bolo de Fubá (cozido na Delonghi Multifry)



Ingredientes

4 Ovos
2 Chávenas de chá de farinha de trigo
1 Chávena de chá de farinha de fubá
2 Chávenas de chá de Açúcar
3 Colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 Chávena de chá de leite
1 Colher de sopa mal cheia de fermento


Preparação para cozimento na Delonghi Multifry

Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e as gemas com o açúcar.
Reserve as claras. 
Alternadamente, vá juntando o fubá e o leite à gemada. De seguida, acrescente a farinha de trigo e o fermento e a manteiga.
Por fim e sem bater, apenas envolvendo, junte as claras.
Retire a pá da cuba da Delonghi e unte e polvilhe-a.
Deite a massa na cuba e coloque dentro da máquina.
Seleccione a temperatura 2, com resistência inferior ligada e deixe cozer durante 30 a 35 mn.
Para confirmar se está bem cozido, faça o teste do palito.
Deixe arrefecer por completo e desenforme.
Pode forrar a base da cuba com papel vegetal, untando-o e enfarinhando-o também, para que desenforme mais facilmente.
Polvilhe com açúcar em pó depois de frio.


Preparação para cozimento no forno

Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e as gemas com o açúcar.
Reserve as claras. 
Alternadamente, vá juntando o fubá e o leite à gemada. De seguida, acrescente a farinha de trigo e o fermento e a manteiga.
Por fim e sem bater, apenas envolvendo, junte as claras.
Coloque a massa numa forma previamente untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 40/50 mn. 
Faça o teste do palito para confirmar a cozedura.
Deixe arrefecer por completo antes de desenformar.
Polvilhe com açúcar em pó depois de frio.


Notas e Sugestões

Estou a adorar esta nova possibilidade de cozer os bolos na Delonghi! O tempo e consequentemente a electricidade que se poupa é o principal beneficio, já que não precisa de pré aquecer e os bolos cozem em quase metade do tempo!
Eu tive um pouquinho de dificuldade em desenformar o bolo, ainda se partiu um pouquinho, mas nada de mais, nem sequer se notava no final, depois de "empratado", por isso aconselho a forrar o fundo com papel vegetal, tal como se faz nas formas de alumínio para cozer no forno.
Quanto ao bolo, é um bolo grande, que rende bastante apesar de só levar 4 ovos, não fica muito doce e a farinha que usei foi esta que vos mostro na foto abaixo e comprei no Jumbo mas com certeza encontram outras marcas e noutros supermercados.